Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Cultura » Cachaça vira Patrimônio Histórico Cultural do Rio de Janeiro

 Se a cidade do Rio virou Patrimônio Mundial pela Unesco no início deste mês, nesta segunda-feira (09) foi a ver de a cachaça se transformar em Patrimônio Histórico Cultural do estado. O governador Sérgio Cabral sancionou a lei, de autoria do líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Martins, que dá o título à bebida.

Na justificativa que embasou a proposição da lei, o parlamentar alega que “a bebida genuinamente brasileira, durante toda sua vida, foi discriminada, perseguida e até proibida pelas elites e pela classe média”. O deputado também cita a importância histórica da cachaça: “Esta saga tem início juntamente com a História do Brasil, surgindo como consequência do interesse no açúcar produzido no país. Além dessa relação, a cachaça foi agente de vários acontecimentos, desde momentos tristes às celebrações por conquistas. Muitas vezes, a produção foi estimulada, em outras proibida, mas sempre esteve presente na construção de nosso país, afirmando o seu sabor e a sua autenticidade”.

Ainda no embasamento da lei, Luiz Martins diz que “antes de ser um produto econômico, a bebida é uma das mais belas expressões da cultura brasileira” e que “a prova da vitalidade e permanência cultural da cachaça está no patrimônio lingüístico que criou e continua a criar: para se ter uma ideia, existe um acervo disponível de cerca de mil sinônimos da palavra cachaça”.
Agência O Globo

Publicação: 09/07/2012 21:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário